O porcelanato é um revestimento cerâmico muito usado em cozinhas, banheiros, salas, quintais e jardins. O produto, um dos preferidos pelos consumidores, pois apresenta resistência física e química e pode ser usado tanto na área interna quanto na externa, conforme a indicação de uso de cada fabricante.
Para te ajudar a escolher o porcelanato ideal para a sua casa, preparamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!
Atualmente encontramos diversos modelos com formas e desenhos variados, são: os acetinados, esmaltados, esmaltados polidos e polido. Além dos variados modelos, existem também diversos tamanhos de placas. Placas grandes em ambientes pequenos acabam tendo muitos recortes, deixando aquela sensação de que o espaço é muito menor, além de gerar muito desperdício, já que é preciso cortá-las para que se adequem.
Outro ponto a ser ressaltado quanto ao tamanho é o uso de argamassa. Existem alguns tamanhos que exigem o uso de argamassas especiais ou até uma dupla camada (argamassa na base do produto e no contra piso) gerando assim um custo maior para o consumidor.
Para os dias atuais, o que nos falta é tempo e queremos cada vez mais praticidade. Produtos claros e com brilho (esmaltados e esmaltados polidos) tendem a aparecer mais riscos e sujeiras. Já os acetinados são produtos que “escondem” mais as imperfeições e os modelos que imitam madeira ou pedras naturais tendem a serem mais discretos em relação à sujeira.
Encontramos também no mercado, alguns produtos que são bold e retificados:
Bold: dependendo da marca você pode usar 3mm de espaçamento (mínimo)
Retificados: podem ser junta seca (encostados um no outro)
Isso também ajuda na limpeza, pois quanto menos rejunte utilizado, menor o esforço para limpá-lo (mas existem rejuntes de superfície lisa e que são fáceis de limpar), além de deixar um assentamento visualmente mais bonito e aconchegante.
O essencial nesse assunto é sempre buscar um produto de qualidade e pagar até uma quantia a mais que atenda a sua expectativa e que não acarrete futuramente em nenhum gasto por má qualidade.